Mês de Sensibilização para a Síndrome de Tourette: Webinar #3: “O papel do sistema neuroimune na síndrome de Tourette e perturbações relacionadas”

Orador: Dr. João Peça, professor e investigador na Universidade de Coimbra, com inúmeros artigos científicos publicados em algumas das melhores revistas científicas do mundo. Dentro das suas linhas de investigação, destacamos, neste âmbito, o estudo de doenças neuropsiquiátricas relacionadas (e, nalguns casos, extremamente comórbidas) com a síndrome de Tourette, através de modelos animais [LINK].

Breve descrição do webinar: Neste webinar, o Dr. João Peça irá abordar a interação entre o sistema imunitário e o neurodesenvolvimento, dando especial enfoque a num novo paradigma para perturbações dopaminérgicas e hipercinéticas (como a síndrome de Tourette).

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83242670540?pwd=Y3k1c3Y1ZlJSa1Nuc3NTampBSUxldz09.

Mês de Sensibilização para a Síndrome de Tourette: Webinar #2: “Medicação na Síndrome de Tourette e Comorbilidades”

Oradora: Dra. Andreia Leitão, membro do conselho médico da APST [LINK].

Breve descrição do webinar: Neste webinar, a Dra. Andreia Leitão irá abordar conceitos-chave no que respeita ao tratamento, e em particular à medicação, de doentes com síndrome de Tourette e/ou doenças comórbidas (como a perturbação de hiperactividade e défice de atenção e a perturbação obsessivo-compulsiva).

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83901967608?pwd=UU5HanJ1QnovT0YrMEJSVkhOQTRLZz09.

Mês de Sensibilização para a Síndrome de Tourette: Webinar #1: “Síndrome de Tourette e Comorbilidades”

Oradora: Dra. Ana Araújo, membro do conselho médico da APST [LINK].

Breve descrição do webinar: Neste webinar, a Dra. Ana Araújo irá abordar conceitos-chave sobre a síndrome de Tourette e doenças comórbidas (como a perturbação de hiperactividade e défice de atenção, a perturbação obsessivo-compulsiva e autismo).

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81147849122?pwd=YThtK3l6c2FjbHlVQS9RNWM0aDFkQT09.

Novo vídeo de sensibilização para a síndrome de Tourette

Em Portugal, existe ainda um grande desconhecimento perante a síndrome de Tourette, devido, em parte, à grande maioria dos materiais existentes sobre esta síndrome não serem divulgados em Português. A APST definiu, como tal, que um dos seus principais objetivos para o ano de 2021 seria o de começar a lançar pequenos vídeos informativos sobre a síndrome de Tourette.

Recentemente, a APST foi contactada por alunas do 2º ano do curso de Ciências da Comunicação, do ISCSP – UL, que, no âmbito curricular da disciplina de Psicologia, se propuseram, precisamente, a fazer um vídeo de sensibilização para a síndrome de Tourette.

Como poderão ver, o produto final desse trabalho foi excelente, pelo que a APST gostaria de lhes parabenizar e agradecer o seu enorme contributo.

Esperamos que apreciem tanto o vídeo quanto nós e que, no futuro, vos possamos continuar a apresentar conteúdos de igual qualidade a abordar estas e outras temáticas.

Em nome da APST, muito obrigado Ana Raquel Sepanas, Geovana Silva, Juliana Ruas, Mariana Mendonça e Sandra Fernandes!

https://youtu.be/VdXEwvfAPfU

Eleição da Lista para o Triénio 2021-2023

Decorreu, no passado dia 26 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral da APST. Dessa Assembleia, resultou a eleição, por unanimidade, da seguinte lista para os corpos associativos da APST:

Assembleia Geral

  • Presidente: Carla Moreira
  • 1º Secretário: Francisco Almeida
  • 2º Secretário: Ângelo Dias

Direcção

  • Presidente: Gisela Santos
  • Vice-Presidente: Cláudia Margalha
  • Tesoureiro: Vasco Conceição
  • Secretária: Alzira Martinho
  • Vogal: Catarina Farinha

Conselho Fiscal

  • Presidente: Tiago Henriques
  • 1ª Secretária: Bruna Leite
  • 2º Secretário: Bruno Santos

Webinar APST: Workshop: Como ajudar o meu filho na resposta ao bullying

No primeiro Webinar da APST, demos início a uma série de testemunhos sobre ST.
Desta vez, teremos o primeiro Workshop online e será em parceria com a No Bully Portugal. As oradoras Beatriz Amaral e Inês Freire de Andrade vão dar as ferramentas necessárias para ajudar o seu filho na resposta ao bullying.
Excepcionalmente, a No Bully Portugal vai dar este workshop gratuitamente, por ser através da APST, o que muito agradecemos!
Um tema muito actual e pertinente, destinado a pais, professores, cuidadores e todas as pessoas que lidam diariamente com crianças e jovens.
O Workshop será realizado mediante um número mínimo de participantes; como tal, para garantir a sua participação, solicitamos inscrição através deste link.
O link para a sala Zoom será depois disponibilizado por e-mail.